• Slider Home - 01

    Traga a natureza para dentro de sua casa.

    Ideais para decoração e paisagismo.

  • Slider Home - 02
  • Slider Home - 03
  • Slider Home - 04
  • Slider Home - 05

Curiosidades

 

 

VASOS VIETNAMITAS - CURIOSIDADES

curiosidades vasos vietnamitas imagem 1

 

Vários fatores podem ser descritos como razão para a sofisticação e beleza dos Vasos Vietnamitas, dando a cada um deles uma identidade única na textura e na cor. 

A primeira diferença na sua fabricação, diz respeito ao tipo de argila encontrada no Vietnã, região leste da península Indochina, com uma composição química muito rica em "mica", estes vasos tem uma maior resistência do que os fabricados com a argila vermelha, rica em ferro, que é encontrada normalmente em outras partes do mundo.

curiosidades vasos vietnamitas imagem 5

 

No processo vietnamita de fabricação, adiciona-se a argila o "chamote", um refratário que aumenta a resistência da cerâmica durante a fornada, possibilitando que a mesma chegue a temperatura de 1300° durante 3 dias, enquanto a cerâmica vermelha não ultrapassa os 1100° antes da fundição.

 

 

 

 

curiosidades vasos vietnamitas imagem 6

 

Ainda no processo de fabricação, os Vasos Vietnamitas são feitos em moldes e não em tornos, isso faz com que sejam aplicadas camadas mais grossas de argila no interior dos moldes, dando a estes vasos quase o dobro da espessura dos fabricados em outros países. O processo de cura da cerâmica ocorre entre 60 e 90 dias, a céu aberto ou em estufas, aproveitando-se o clima seco e quente do sul do Vietnã.

curiosidades vasos vietnamitas imagem 7

Também o processo de pintura confere aos Vasos Vietnamitas uma característica única. Sua pintura é elaborada a partir da utilização de esmaltes a base de resina, e não esmaltes ou tintas comuns utilizados em produtos cerâmicos.

 

 

 

curiosidades vasos vietnamitas imagem 9

 

Ao misturar esta resina ao pó de vidro ou sílica (areia), e a outros pigmentos químicos tais como cádmio, cobalto, zinco, chumbo, cromo, entre outros, e elava-los a altas temperaturas, consegue-se uma coloração única de cada vaso, sendo que as manchas, degradê e tons diferentes no mesmo vaso, são determinados por fatores tais como, a variação da temperatura interna dos fornos a lenha, causando maior ou menor reação dos pigmentos químicos, o uso de agentes de excitação nas bases ou bocas dos vasos, e até mesmo o uso proposital de dois ou mais pigmentos, visando colorir com um ou mais tons o mesmo vaso.

curiosidades vasos vietnamitas imagem 2

 

Os vasos fabricados em outros países utilizam fornos a gás ou elétricos, na maioria dos casos. Isso aliado à umidade da cerâmica nestes processos, resulta numa menor resistência de seus vasos. Outra diferença visível é com relação a pintura, a esmaltada usada em outros países, elaborada em banho ou a mão, produz um trabalho final de coloração uniforme e superficial, com baixa viscosidade e densidade no esmalte, diferente do resultado obtido a partir da pintura resinada dos Vasos Vietnamitas.

 

 

 

 

 

curiosidades vasos vietnamitas imagem 3curiosidades vasos vietnamitas imagem 4

curiosidades vasos vietnamitas imagem 8curiosidades vasos vietnamitas imagem 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com isso tudo, podemos garantir a exposição dos Vasos Vietnamitas a qualquer condição de temperatura e clima, sem que seja alterada sua cor ou resistência, tornando-os muito procurados tanto para decoração de ambientes internos como externos.